Ninguém gosta de se machucar, claro. Mas o cuidado para evitar que os idosos sofram acidentes domésticos deve ser redobrado. Nesses casos o Froien Farain conta, na sua equipe, com Advá Griner, gestora técnica e responsável pelas adequações da casa para garantir o bem estar de nossos residentes.
Na seção de “Dicas do Especialista” de hoje, Advá nos conta sobre as principais medidas adotadas aqui no Froien Farain para prevenção de acidentes.
Os mais velhos são mais propensos a sofrer quedas e se lesionarem do que os mais jovens. Em alguns casos, as quedas podem ser fatais.
Todo cuidado é pouco, pois essas quedas usualmente afetam a independência do idoso e as limitações decorrentes das lesões ou do medo de cair novamente às vezes se tornam permanentes. Além dos prejuízos físicos e psicológicos, as quedas oneram as despesas com todos os cuidados que devemos tomar.
Estudos da Associação Médica Brasileira indicam que cerca de 50% da população com mais de 65 anos cai pelo menos uma vez por ano. E mais de 60% dos idosos que sofreram queda, cairão novamente no ano seguinte. E você sabe onde é mais comum o idoso cair? 70% das quedas ocorrem dentro de casa.
Diante desta realidade, a prevenção é a melhor forma de proteger o idoso. É necessário utilizar mecanismos de segurança que facilitem nas atividades de vida diária e na preservação da autonomia pelo maior tempo possível.
Ainda é importante lembrar que, além das quedas, outras causas de acidentes domésticos merecem atenção, como: queimaduras, intoxicações e choques elétricos.
Aqui no Froien Farain estamos sempre de olho em medidas de prevenção a acidentes com os idosos. Saiba de algumas:
– Priorizamos os pisos antiderrapantes;
– os móveis com altura que facilita o sentar e levantar sem apoio;
– os estofados possuem espuma firme, para não afundar durante a movimentação;
– instalamos barras de apoio na parede do chuveiro e ao lado do vaso sanitário;
– deixamos os objetos de uso do idoso em locais de fácil acesso e nossos corredores e instalações são bem iluminados;
– os quartos ficam livres de mobílias que impeçam a circulação, tapetes e desníveis;
– todas as nossas escadas e rampas possuem corrimão e faixas antiderrapantes;
– fornecimento de cadeira higiênica para auxílio e segurança durante o banho;
– os medicamentos são armazenados e distribuídos pela equipe de enfermagem e seguem a prescrição médica;
– os fios elétricos de telefone são fixados ao longo das paredes, liberando as passagens.
Fique atento pelo bem estar dos idosos!