fbpx

Cuidados 24 horas

Aqui é a nova casa do seu familiar. A equipe Bem Estar cuida, de forma individualizada, levando em conta as preferências e necessidades de cada morador e fazendo com que se sinta pertencente e acolhido, com toda a segurança.

Serviços inclusos, sem custo adicional

Invisivel
Geriatra com título pela SBGG:

Especializado no cuidado à pessoa idosa, o geriatra atua na prevenção de agravos à saúde, na ambientação, na reabilitação e nos cuidados com o bem-estar dos nossos moradores.
Também realiza visitas e conversa com todos os moradores, e dialoga com os familiares, com o médico assistente e com a equipe para definir a melhor conduta.

Enfermagem 24 horas:

A equipe é composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitados a identificar e atender integralmente às necessidades expressas e não expressas dos moradores. Eles atuam diariamente no monitoramento clínico e funcional, administram os medicamentos e realizam curativos e outros cuidados médicos complexos com sensibilidade, segurança e responsabilidade.
Em casos de emergência, é a equipe de enfermagem que faz os primeiros cuidados e contacta o médico assistente e a família.

Cuidador para auxiliar nas tarefas básicas de autocuidado:

Possuímos uma equipe de cuidadores formais, capacitados em nosso Programa de Educação Continuada, que estimulam e auxiliam os moradores na realização das atividades diárias como higiene, vestuário, alimentação e locomoção. Eles também participam na prevenção de quedas e estimulam conversas e o lazer, promovendo a autonomia e a independência dos moradores.

Controle de medicamentos:

A guarda dos medicamentos fica sob os cuidados da equipe técnica. É proibido administrar remédios que não sejam receitados pelo médico. As rotinas e procedimentos para o cumprimento das prescrições são definidos pelo farmacêutico, sob responsabilidade do diretor-médico.

Acompanhamento com psicóloga:

A função da psicóloga é ajudar os residentes a ressignificar perdas e ajudá-los a enfrentar os novos desafios que o envelhecimento impõe. Por meio de uma escuta qualificada, atividades de grupo e instrumentos de rastreio cognitivos, a psicóloga realiza um acolhimento humanizado e apropriado ao idoso e seus familiares, orientando e esclarecendo possíveis dúvidas e temores, além de ajudar no processo de mudança e de adaptação à nova fase da vida e na tomada de decisão. O apoio psicológico também se estende aos nossos funcionários, sempre que necessário.

Grupo de familiares:

Espaço de apoio aos familiares e amigos, onde as sensações e falas são conduzidas por um psicólogo sensível e qualificado. A proposta do grupo se revela fonte de força para a família em seus enfrentamentos emocionais e proporciona a sensação de que esta caminhada não será percorrida sozinha por eles e que estaremos sempre ao seu lado, juntos.

Fisioterapia

O fisioterapeuta tem o papel de otimizar a funcionalidade de cada morador, proporcionando mais independência e fazendo com que se sintam mais integrados socialmente. Na fisioterapia coletiva são propostos exercícios de mobilidade, alongamento e respiração, com foco na prevenção de agravos à saúde e é um espaço de interação e socialização. O atendimento individual de fisioterapia é realizado com base em uma avaliação ampla que busca identificar as causas da limitação e riscos e, a partir dela, propõe exercícios de fortalecimento, mobilidade, equilíbrio e funcionalidade, respeitando as especificidades e potencialidades de cada um.

Terapia ocupacional:

Com o terapeuta ocupacional, os moradores executam atividades que reforçam os aspectos cognitivos e funcionais, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a sua máxima independência dentro do ambiente onde vivem. São propostos jogos e exercícios desafiadores, com o intuito de ensinar aos moradores novas maneiras de executar as tarefas do cotidiano, estimulando a autoestima, o retorno ao convívio e a participação social. O terapeuta ocupacional atua, também, como facilitador e participa ativamente da adaptação das condições ambientais necessárias à preservação da máxima independência e qualidade de vida de cada morador.

Fonoaudiologia:

A fonoaudióloga realiza atividades de estimulação cognitiva com um papel primordial na promoção da comunicação. O grande objetivo deste trabalho é o resgate da autonomia e do convívio social dos moradores no nosso lar. Por meio de instrumentos e técnicas específicas, é possível identificar, precocemente, algumas alterações de audição, linguagem, fala, voz e deglutição. A profissional, junto à equipe de cuidados, realiza, ainda, manobras e exercícios e uma série de orientações para a melhoria da qualidade de vida do morador.

Nutrição individualizada:

A nossa nutricionista é responsável pelo planejamento e equilíbrio das refeições e da qualidade dos alimentos que são oferecidos no nosso lar. A partir do acompanhamento nutricional e da aceitação alimentar, conhecendo as necessidades e preferências de cada morador, são feitos ajustes no cardápio e na rotina, para que o organismo seja nutrido e a alma aconchegada.

Serviço social:

Tem papel fundamental no acolhimento e fortalecimento da rede de apoio e dos vínculos familiares e sociais dos residentes do Bem Estar. A assistente social orienta os familiares nas mais diversas questões e burocracias envolvidas na responsabilidade do cuidador familiar e mapeia os melhores serviços da rede de cuidados para esse morador.

Arteterapia:

As oficinas de arte estimulam a funcionalidade e a cognição dos participantes; e exercitam a capacidade de manter a atenção, as habilidades visuoespaciais, perceptivas, criativas e psicomotoras, as funções executivas e a memória. As atividades propostas favorecem o convívio diário, fortalecendo o vínculo com o grupo e a sensação de pertencimento. A arteterapeuta atua, também, como facilitadora da comunicação e estimula os participantes a se conectarem com recordações, sentimentos e emoções. Facilita, ainda, a expressão de sentimentos difíceis de verbalizar, fazendo o morador se conhecer melhor e aprender com as sensações.

Atividades musicais:

A música é capaz de impulsionar a criatividade e traz muita alegria e animação ao nosso lar. As canções remetem a histórias de vida e resgatam a identidade dos moradores. Aos que têm comprometimento cognitivo agravado, faz com que familiares e idoso se conectem e recordem juntos. Além disso, as canções são sempre um convite à dança e ao movimento.

Cama hospitalar e órteses (cadeiras de rodas, andador, muletas):

Disponibilizamos equipamentos para garantir a segurança e a mobilidade dos moradores com base em uma avaliação funcional e adaptações feitas pela nossa equipe técnica.

Roupa de cama e banho:

Oferecemos roupa de cama e banho. Trocamos três vezes por semana ou sempre que necessário. Moradores que desejem utilizar a própria roupa de cama podem usar sem problemas.

Lavanderia:

As roupas pessoais de nossos residentes são todas identificadas e recolhemos duas vezes ao dia para lavagem e passadoria dentro de nosso lar. Roupas de cama e banho são lavadas em local terceirizado.

Portaria e monitoramento 24 horas:

Nossos moradores precisam ter permissão para saírem do lar. Nossa portaria faz esse controle de acesso 24 horas por dia. Além disso, dispomos de um sistema de monitoramento onde nossos residentes possuem equipamentos fixos e móveis de chamadas de emergência. Temos, ainda, sensores de movimento e sistema de ronda eletrônica.

  • Somos uma casa de corpo clínico aberto e os residentes podem optar por serem acompanhados pelos seus médicos e profissionais de saúde particulares.
  • Aceitamos cuidadores particulares
  • Em caso de identificação de risco à segurança do residente e necessidade de cuidados mais intensivos, o médico responsável pode requisitar a contratação de acompanhante particular.

 

Somos uma ILPI com atendimento especializado para idosos dependentes – graus 2 e 3

Todos os serviços oferecidos abrangem a longa permanência, centro de recuperação e hospedagem temporária