fbpx

CUIDADOS COM QUEM PRECISA DE CUIDADOS

Covid 19

Categorias

Receber Novidades

    CUIDADOS COM QUEM PRECISA DE CUIDADOS

    Como proteger da Covid seu familiar idoso que precisa de cuidados especiais em casa?

    Nesses 100 dias de pandemia aprendemos que nos proteger de um vírus é muito mais complicado do que parece. Rotinas como higienização de compras e superfícies, distanciamento social e uso de máscaras vieram para ficar – pelo menos até que tenhamos uma vacina ou um tratamento eficaz.

    Também descobrimos que a Covid19 atinge de forma mais agressiva pessoas idosas e aqueles que possuem outros problemas de saúde, como obesidade, diabetes e hipertensão. Se manter o isolamento de pessoas saudáveis em casa já é complicado, imagine cuidar de um parente que necessite de cuidados profissionais domésticos.

    Cuidadores, enfermeiros, motoristas, faxineiros e cozinheiros: como gerenciar todo esse staff dentro de casa, garantindo que o familiar com a saúde frágil não se contamine?

    Para tentar ajudar a responder essa pergunta, a Coordenadora de Ações de Controle e Prevenção à Covid-19 da Casa Geriátrica do Froien Farain, Advá Griner, preparou algumas dicas e sugestões úteis para esse momento.

    Com toda a experiência que temos no cuidado de idosos e pessoas que possuem graves complicações de saúde, queremos compartilhar um pouco de nossa expertise para ajudá-lo a atravessar esse momento com mais segurança.

    1 – Cuidados com cuidadores e enfermeiros

    É importante que os profissionais, ao chegarem na residência, observem alguns cuidados como:

    – Trocar a roupa de rua por uma roupa limpa para uso exclusivo no local de trabalho, inclusive os sapatos.

    – Colocar a bolsa em um local separado. Não apoiar sobre móveis e superfícies
    de uso comum dos membros da família.

    – Ao tomar banho ou se limpar, lavar cuidadosamente as áreas expostas, sobretudo mãos, antebraços, pescoço e rosto.

    – Higienizar óculos, celulares, chaves e demais objetos que irá manusear durante a jornada de trabalho.

    – Dar preferência para manter o cabelo preso e, se necessário, utilizar touca.

    – Evitar brincos, anéis, relógios, correntes e piercings.

    O profissional deve fazer uso de máscaras, ainda que de fabricação caseira, que só podem ser reutilizadas após lavagem e secagem, sendo acondicionadas em embalagens fechadas enquanto não estiverem em uso. Quando não estiver realizando tarefas que exijam contato físico, o cuidador ou enfermeiro deve manter-se a pelo menos 1,5 metros de distância da pessoa que recebe os cuidados.

    2 – Funcionários domésticos que cuidam da limpeza e da cozinha

    O profissional deve manter uma rotina regular de limpeza das mãos, especialmente antes de comer e após ir ao banheiro, ou ao se aproximar para limpar áreas ou superfícies de uso comumdas pessoas idosas da casa.

    Higienizar as mãos antes de preparar alimentos e não compartilhar toalhas, talheres, louças e copos com a pessoa idosa e demais moradores.

    3 – Cuidados nos acessos à residência e nos locais de circulação

    Manter uma distância de mais de 1,5 metros de outras pessoas e evitar cumprimentar conhecidos com abraços, beijos e até mesmo a famosa “saudação do cotovelo”.

    4 – Atenção redobrada na higienização de quartos, banheiros e utensílios

    É importante que sejam higienizadas as superfícies com as quais a família e a pessoa idosa tenham contato frequente, tais como mesas, cadeiras, maçanetas, barras de apoio, interruptores, controles remotos, puxadores e registros de pias e outros.

    5 – Cuidados para ir e voltar de hospitais e exames externos.

    As regras de ouro para prevenção valem aqui como em casa: evitar tocar regiões do rosto como olhos, nariz e boca.

    Higienizar as mãos com álcool 70% regularmente – principalmente ao tocar botões, maçanetes e objetos compartilhados como a caneta da secretária do estabelecimento de saúde!

    Usar máscaras e manter-se afastado das outras pessoas na recepção e corredores.

    6 – Cuidados nas interações com outros membros da família

    Há famílias que possuem idosos ou parentes frágeis convivendo com crianças e outros familiares que precisam sair para trabalhar. Essa é uma realidade de muitas famílias.

    É fundamental que, nesse cenário, a pessoa se mantenha isolada de familiares doentes ou suspeitos, mesmo que estejam com sintomas fracos.

    7 – Alternativas para o isolamento do familiar idoso ou debilitado

    Entendemos que esses cenários são difíceis de gerenciar dentro de casa para garantir que a pessoa se mantenha num isolamento seguro.

    Talvez, durante a pandemia, uma boa alternativa para proteger seu familiar que precisa de atenção especial, seja colocá-lo temporariamente sob os cuidados de uma estrutura profissional com atendimento individualizado.

    Sobre o Residencial do Froien Farain

    O Froien Farain possui um serviço de residência e hospedagem de curta permanência para idosos e pessoas debilitadas de qualquer idade que necessitem de um espaço seguro para receber seus cuidados especiais.

    Temos uma estrutura física com suítes individuais numa ampla Casa com jardim, arejada, iluminada e cheia de espaços verdes no coração da Tijuca, bem pertinho do metrô e de rápido acesso a partir do túnel Rebouças.

    Na nossa Casa é possível promover a convivência entre familiares e residentes com distanciamento seguro, além de oferecer serviços de cuidadores e enfermagem 24h, alimentação e limpeza com supervisão profissional e procedimentos rígidos, especialmente adaptados para prevenir e controlar a Covid-19.

    Entre em contato, converse com nossos especialistas, tire suas dúvidas e marque sua visita – virtual ou presencial – para conhecer nosso espaço.

    Rua Afonso Pena, 171 – Tijuca – Rio de Janeiro | Whatsapp: (21) 99988-9357

    Telefone: (21) 2254-8295 | Email: contato@froienfarain.org.br

    Acompanhe-nos nas redes sociais:

    Instagram: @instafroien | Facebook: https://www.facebook.com/ffarain/