fbpx

Entrevista com a nossa moradora D. Lucy Vaena

Depoimentos, Destaque, Entrevistas

D. Lucy Vaena no Bem Estar

Lucy Vaena é moradora do Bem Estar há mais de um ano (desde 14 de julho de 2020). Quando veio para cá, imaginava que seria temporário, para se recuperar de uma fratura de fêmur,  mas poucos meses depois se deu conta que esse poderia ser o seu novo lar. Conversamos um pouco com ela para entender melhor esta decisão.

Por que você resolveu morar aqui?

Eu morava sozinha, caí em casa e precisei de cirurgia pois fraturei o fêmur. Então resolvi vir para o Bem Estar até me recuperar. Comecei a fisioterapia com a Andrea no fim de julho. Em um mês e pouco estava na cadeira de rodas, depois com andador, bengala até conseguir voltar a andar sozinha (o que me deu muita alegria). Isso foi muito importante pra mim porque eu fiquei com muito medo de não poder andar mais ou demorar muito.

Como ocorreu a sua queda?

Eu tinha acabado de tomar café da manhã e quando fui me levantar mais rapidamente, caí. Foi uma dor imensa. Graças a Deus eu não bati com a cabeça. Quando caí, por sorte estava com o celular próximo, em cima da mesa. Fui rastejando e liguei para a minha sobrinha que veio me socorrer. Como a porta estava trancada com a chave dentro, tiveram que chamar chaveiro para conseguirem entrar e me dar assistência. Quando eu cheguei no hospital constataram que eu tinha uma fratura no fêmur.

Você tentou se recuperar em casa ou decidiu vir logo para o Bem Estar?

Resolvi vir logo para cá, não teria como ficar em casa, morando sozinha e sem andar, não seria possível me recuperar em casa.

Depois que já estava recuperada, andando e com mais autonomia, por que resolveu continuar morando aqui em vez de voltar para casa?

Primeiro fiquei meio assim de sair de casa, mas percebi que não dá pra morar mais sozinha. Eu estou com 84 anos. Ficaria até com medo de cair outra vez. Aqui me sinto mais segura, tenho horário certo para comer: café-da-manhã, suco, almoço, lanche, jantar e uma ceia. Isso foi ótimo. Eu só comia bobagens a qualquer hora e aqui é tudo na hora certa, inclusive os remédios. Sou muito bem tratada por todos, sem exceção! Mesmo tendo acabado a fisioterapia, continuo fazendo às segundas com a Dra. Andrea lá embaixo no salão. Faço diversos exercícios no quarto também. Aqui ainda tenho as cuidadoras e como não posso ir sozinha ao médico, sempre vou com alguma delas.

Você fez muitos amigos por aqui?

Sim, agora tenho amigos. Converso com as pessoas. O contato é muito gostoso, tem as atividades e a gente vai rindo e se divertindo.

Sua família te visita com que frequência?

Durante esse período de pandemia a gente se vê mais pelo celular. Trocamos fotos e vídeos.

Como é o seu dia a dia no Bem estar? O que você faz?

Na segunda de manhã tem a fisioterapia no salão e à tarde tem bingo. Nas terças tem música e às vezes eu vou. Quarta temos uma atividade com perguntas e quinta mais uma atividade. Nos fins-de-semana é que tem pouca coisa, mas a gente espera que com o fim da pandemia as coisas melhorem, se Deus quiser.

O que mudou na sua vida após você vir morar aqui?

Minha vida mudou totalmente. Morando na sua casa você tem aquela liberdade ou independência, mas eu gostei de ficar aqui. Estou me sentindo melhor. No início fiquei em dúvida, mas pus a mão na cabeça e vi que meu lugar era aqui. Comecei a fazer amizades e agora minha vida mudou para o bem. Eu fiquei com medo de cair novamente, de não poder fazer as coisas. Saía para mercado, drogaria. Eu não teria coragem de fazer isso novamente voltando pra minha casa. Aqui me sinto segura. Todo mundo me trata muito bem. Aliás tratam todos muito bem. Gosto demais de todos da equipe, seja administração, médicos…

Para os idosos ou familiares que estão em dúvida sobre como é morar aqui no Bem Estar, o que você diria?

Quem tiver dúvida, pense bastante. A vida lá fora não é fácil! Aqui não me preocupo com nada. Aqui é muito bom, me sinto segura. Quero ficar por muito tempo aqui. Venha pra cá que você vai ser muito bem atendido. O lugar é muito bonito, as pessoas são ótimas. Acho que não voltaria mais pra casa, principalmente para morar sozinha. Venha pro Bem Estar que vocês vão se sentir muito bem!

Assista a trechos dessa linda entrevista

D. Lucy Vaena no Bem Estar