fbpx

Feliz Dia do Amigo!

Destaque, Entrevistas, Sem categoria

Normalmente, pensamos o estabelecimento de laços de amizade na infância, na juventude ou na fase adulta, mas poucos imaginam que novos encontros possam acontecer também para os idosos.

No Bem Estar, as pessoas se conectam e encontram bons amigos.

As amizades não trazem apenas momentos de alegria. Os amigos afastam a solidão, melhoram a saúde e aumentam a sensação de bem-estar.

Fazer novas amizades é uma das principais vantagens da socialização na terceira idade. E, aqui no Lar, incentivamos essas novas relações criando oportunidades de interação entre eles.

Lucy chegou no Lar em 14 de julho de 2020. Frima, em 1 de junho de 2022. Se conheceram no Lar Bem Estar. Em comum, ambas não se recordam como a amizade começou. Aconteceu! Quando viram, estavam conversando. Com o tempo, afinidades, coincidências, trocas, encontros foram ligando as amigas.

Lucy, o que a Frima é para você no lar?
Lucy: Uma amiga. Tivemos afinidade as duas. Me da segurança.

Frima, o que Lucy é para você?
Frima: Uma amiga.

O que essa amizade significa para vocês?
Frima: muito carinho. É com quem me abro. As vezes não sei resolver um problema e pergunto para ela. A gente se entende.
Lucy: Segurança. Contamos os nossos problemas e a outra compreende. Antes, estava difícil conversar com as pessoas. Não queria mais ficar aqui. Eu e a Frima tivemos essa amizade e as coisas se tornaram melhores.
Lucy: A gente sente falta uma da outra. A gente brinca, conversa.
Frima: Lucy as vezes não desce. Fica no quarto. Eu fico esperando. A gente vive muito distante uma da outra (risos), por isso, às vezes nos comunicamos por celular (risos).
Lucy: Frima me escreve mensagem e pergunta como eu estou me sentindo.
Lucy: Como a gente se conheceu? Eu não me lembro.
Frima: A gente se encontrou. Eu também não me lembro.

O que vocês curtem fazer juntas?
Frima: as atividades da casa. Fisioterapia, a arteterapia, dança. O bingo a gente gosta muito. A atividade da Emily (Terapeuta Ocupacional) também. A gente joga no celular.
Lucy: Somos duas viciadas.
Lucy: Frima tem dificuldade de escutar, apesar do aparelho auditivo. Eu fico perto dela e sirvo de ouvido. Eu escuto e falo para ela…. A gente faz bicicleta (risos). Todo dia depois do lanche a gente pedala no jardim. Eu puxo a Frima.

Vocês chegaram a pensar que poderiam fazer amizade em um lar para idosos?
Lucy: Eu não pensei. Estava muito preocupada em ir embora. Foi muito bom conhecer a Frima.
Frima: E eu te conhecer.
Lucy: Tem outras pessoas que a gente conversa, mas não tem a mesma afinidade. Nos duas combinamos.