fbpx

SAIBA COMO AJUDAR O INTESTINO A FUNCIONAR MELHOR

Dicas do Especialista

Segundo a BRASPEN, 2019, em idosos com 60 anos ou mais a incidência de constipação intestinal pode atingir até 34% das mulheres e 26 % dos homens. Saiba como ajudar o intestino a funcionar melhor.

A constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre, é uma queixa constante entre idosos, principalmente mulheres e pode impactar negativamente na qualidade de vida.

Ao contrário do que se pensa não se trata apenas a ausência de evacuação. A constipação pode ter como característica: esforço ao evacuar, fezes ressecadas, sensação de evacuação incompleta e menos de três evacuações por semana.

Vale ressaltar que a constipação não é uma doença e sim um sintoma que pode estar associado a algumas doenças, como: demências, doença renal crônica, diabetes e etc, alterações nos movimentos intestinais, baixa ingestão de líquidos, falta de atividade física, baixo consumo de fibras e efeito colateral de alguns medicamentos.

A nutricionista da Froien Farain, Fernanda Marques, indica formas de ajudar o intestino do idoso a funcionar melhor.

– Atenção à ingestão de líquidos! Ofereça regularmente, várias vezes ao dia, água e outras bebidas, como sucos, chás, leite…
– Estimule o consumo de fibras! Cultive o hábito de ingerir frutas e verduras variadas!
– Escute o idoso! Não ignore o reflexo evacuatório, o incentive a ir ao banheiro sempre que tiver vontade.

PS: Estas orientações não são personalizadas. Procure um profissional de saúde se notar mudanças significativas nos hábitos intestinais.