fbpx

Saiba mais sobre os riscos do colesterol e como evitá-lo

Destaque, Dicas do Especialista, Entrevistas

Fernanda Marques, nutricionista do Bem Estar, conversou conosco e falou sobre os riscos do colesterol alto e como evitá-lo. Vale a pena conferir a entrevista abaixo!

É verdade que o colesterol é uma substância maléfica prejudicial ao funcionamento do corpo humano?

Pelo contrário, o colesterol é um tipo de gordura de extrema importância para a manutenção da saúde e de diversas funções do nosso corpo, pois ele desempenha funções em todo nosso organismo, como por exemplo: o funcionamento de células presentes no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Além de importante para a formação de hormônios de vitamina D e E até ácidos biliares, que ajudam na digestão e absorção das gorduras e alguns outros nutrientes da alimentação. O importante é manter o colesterol equilibrado, nem alto e nem baixo!

Quais os principais motivos para alta de colesterol?

O excesso de colesterol tem influência de diversos fatores como o excesso de consumo de alimentos ultraprocessados (margarina, biscoitos e salgadinhos, refeições prontas), presença de outras doenças, além do sedentarismo e de fatores genéticos. Cerca de 30% do colesterol vem da alimentação. O restante é produzido pelo nosso organismo para as funções essenciais, conforme citado anteriormente. Isso varia de pessoa para pessoa.

Qual a diferença entre o colesterol bom (HDL) e o ruim (LDL)? E como eles influenciam nas doenças cardíacas?

O LDL é um dos principais contribuintes para a ocorrência de eventos cardiovasculares decorrentes do acumulo e consequente obstrução de vasos sanguineos, pois essa particula é responsável por distribuir o colesterol para diferentes partes do organismo. Já o HDL é responsável por carregar o excesso de colesterol presente no sangue para o fígado, onde ele é processado e eliminado.

Quais os principais riscos e doenças causadas pela alta de colesterol ruim (LDL)?

Quando o colesterol “ruim” está alto isso é um indicativo de que o colesterol circulante está aumentado. O colesterol em excesso, principalmente na presença de fatores de risco como diabetes, tabagismo e pressão alta, pode se depositar nas paredes dos nossso vasos e obstruir gradualmente as arterias. Esse estupimento é responsável por doenças vasculares, que a longo prazo, acabar causando infarto agudo do miocárdio e AVC.

O que devemos fazer para evitar que isso aconteça?

É importante manter um padrão de alimentação e de estilo de vida saudável, ou seja, evitar o sedentarismo, controlar a ingestão de açúcares, alimentos ultra processados e bebidas alcoólicas, e cessar o fumo. Também é importante acompanhamento médico para o melhor controle da glicose, da pressão e acompanhamento com nutricionista para melhor controle do peso. Para quem tem colesterol alto, o tratamento é preventivo e o controle deve ser para a vida toda com o objetivo de reduzir o risco cardiovascular.

Quais são os principais alimentos que aumentam o colesterol?

Os alimentos que mais aumentam o colesterol são principalmente os ultraprocessados, como mortadela, salsicha, caldos industrializados, macarrão instantâneo, refrigerantes dentre outros, preparações com molhos gordurosos, frituras, carnes com pele e carne vermelha. Já a ingestão de alimentos ricos em ômega 3 e fibras podem ajudar no controle.

Com o tratamento correto, consegue-se reduzir a taxa de mortalidade?

Sim. O alcance das metas nutricionais no tratamento é variável e depende da adesão à dieta e às mudanças no estilo de vida e pode resultar na redução de 20% do nível de gordura no sangue.

Qual a relação entre peso e colesterol?

O peso, quando excessivo, pode ser um vilão nesses casos, mas nem sempre estar fora do peso ideal significa ter colesterol alto. Pessoas magras também têm altas taxas de colesterol. Conforme falado anteriormente, os níveis de colesterol no sangue dependem de diversos fatores. Se você tem um parente de primeiro grau com colesterol alto ou possui outros fatores de risco, sua chance de ter colesterol alto aumenta.

Quais os sintomas decorrentes da alta de colesterol?

O colesterol total alto geralmente não apresenta nenhum sintoma específico, porém em alguns casos, quando muito elevado, a pessoa pode apresentar sinais como xantomas tendíneos (surgimento de pequenas lesões em alto relevo na pele, formadas por gorduras que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas principalmente nos tendões, pele, mãos, pés, glúteos e joelhos) e xantelasmas (pequeno depósito de gordura e colesterol que ocorre logo abaixo da superfície da pele, especialmente ao redor dos olhos). Por isso é importante ficar atento e realizar o exame de sangue periodicamente para medir os níveis de colesterol total.

Caso o colesterol esteja alto que médico deve ser consultado?

Em caso de taxas elevadas, procure um endocrinologista ou um cardiologista para definir a melhor conduta de tratamento.