fbpx

A importância do nutricionista em um lar de idosos

Artigos, Destaque

Em uma Instituição de Longa Permanência, a pessoa idosa tem a oportunidade de ser assistida por uma equipe multidisciplinar. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, cuidadores e cozinheiros precisam estar alinhados para que tudo saia de acordo com as necessidades de cada morador.

A qualidade da alimentação oferecida é de responsabilidade do nutricionista. A alimentação saudável e um cardápio variado são fundamentais para o bem estar do residente, além da avaliação dos fatores funcionais, como a capacidade de se alimentar sozinho e a deglutição.

O nutricionista pode investir na educação alimentar e explorar os cinco sentidos auxiliando o idoso nas escolhas e na melhor aceitação que pode estar prejudicada em decorrência da falta de apetite ou da perda de paladar.

É responsabilidade do profissional adaptar o cardápio para a coletividade, mas sem esquecer as individualidades. É pensar quantidade e qualidade, garantindo a segurança alimentar de cada um.

A rotina envolve também o treinamento dos profissionais de cozinha para que manipulem os alimentos corretamente afim de garantir uma alimentação livre de riscos.

No Bem Estar – Lar Israelita de Cuidado ao Idoso, contamos com a nutricionista Fernanda Marques que por meio da alimentação busca prevenir novas doenças e melhorar a saúde dos moradores, além de oferecer uma alimentação mais saborosa, sortida e, principalmente segura, respeitando as preferências e conhecendo as necessidades de cada um, para que o organismo seja nutrido e a alma aconchegada. O papel do nutricionista não é apenas elaborar cardapios, mas principalmente alimentar a autoestima e proporcionar saúde com sabor!