fbpx

Atenção à Disfagia

Artigos, Capacitação, Destaque

O Dia Nacional de Atenção à Disfagia foi comemorado no dia 20 de março e teve como finalidade alertar à população e aos profissionais de saúde sobre seus riscos e a respeito da importância do diagnóstico e tratamentos precoces.

A fonoaudióloga Bruna Mota e a nutricionista Fernanda Marques promoveram rodas de conversa com a equipe do Bem Estar para esclarecer e tirar dúvidas sobre o assunto.

Mas o que é Disfagia?

É a dificuldade para engolir saliva, líquidos e alimentos. Pode ocorrer em diferentes idades, sendo frequente nos idosos devido ao envelhecimento fisiológico e doenças prevalentes nesta população, como: Alzheimer, Parkinson, Acidente Vascular Cerebral, entre outras.

Os principais sinais e sintomas são: tosse e engasgos, acúmulo de alimento e saliva na boca, sensação de alimento parado na garganta, voz molhada e perda de peso.

O Fonoaudiólogo é o profissional responsável por avaliar e tratar a Disfagia, assim como indicar a consistência alimentar mais confortável e segura para cada paciente.

O Nutricionista é o profissional responsável por avaliar e sugerir o volume diário de alimentos e líquidos além da necessidade de suplementação.

Aqui no Bem Estar, nosso residente conta com uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fonoaudiólogo, nutricionista, farmacêutico, psicólogo e cuidadores) que participa e contribui com a assistência desse indivíduo.

O diagnóstico precoce da Disfagia é fundamental tanto para a integridade física do idoso quanto para manter o prazer em saborear os alimentos, a socialização e a qualidade de vida.