fbpx

CAPACITAÇÃO EM OXIGÊNOTERAPIA

Artigos, Capacitação

O encontro faz parte de um programa de treinamento que tem como objetivo capacitar os cuidadores de idosos e auxiliares no dia a dia, para prepará-los para agir diante de alguma eventualidade que possa ocorrer com nossos residentes. Ao longo ao ano, cada profissional da equipe multidisciplinar trará um tema relevante. No mês de março nossa fisioterapeuta Andrea Lam Borer iniciou o programa com a oficina de Oxigênoterapia.

Confira o relato.

“Realizamos um treinamento sobre oxigênoterapia com as cuidadoras de idosos e demais auxiliares da Casa Geriátrica. Ao saberem reconhecer sinais e sintomas de um paciente que está tendo algum tipo de problema respiratório e falta de oxigenação, as profissionais ficam mais atentas às situações e podem agir imediatamente para prevenir e minimizar possíveis sequelas.

Para isso, fizemos uma introdução sobre o que é a oxigênoterapia, com temas como identificação dos sinais e sintomas de problemas respiratórios, uso do oxímetro, posicionamento no leito para melhoria da ventilação, uso de concentrador de oxigênio e balão de oxigênio, além de ensinar alguns cuidados essenciais que devemos ter antes mesmo de chamar o médico.

Enfocamos o trabalho coletivo para melhora rápida do paciente e prevenção de sequelas, orientando sobre como fazer a verificação da frequência respiratória assim como quais são os parâmetros normais e no que consistem as alterações.
.
Foi uma experiência bem prática, onde as profissionais puderam manejar os aparelhos e fazer testes uma nas outras”.