fbpx

Cuidados com beleza e bem estar

Artigos

Cuidados com a aparência, estética e higiene são importantes e estão presentes em todas as fases da vida: crianças, jovens, adultos e idosos. Mas é na terceira idade que esse fator faz mais diferença na autoestima.

é comum ver pessoas que vão deixando de admirar a própria aparência conforme a idade vai aumentando. Por isso, é essencial incentivar o idoso a se sentir bem ao olhar no espelho. Assim como a boa alimentação e a prática de exercícios físicos, a autoestima é muito relevante para manter a mente saudável e contribuir no bem estar. 

Além dos cuidados básicos com a higiene pessoal, que devem ser feitos diariamente e de forma correta, o cuidado com a aparência também devem ser parte da rotina. Assim, além de manter a autoestima e dignidade, o idoso se sente mais feliz também.

Muito vaidosa, a D. Rosa faz questão de escolher o que vestir. Ela ama vestidos e saias. O cabelo precisa estar bem penteado, a roupa bonita e acessórios não podem faltar. Antes de se arrumar, ela logo lembra à cuidadora para caprichar na produção. Em datas comemorativas ou de eventos na casa, não abre mão do seu colar e pulseira de pérolas.

Beleza e bem estar 01

Já D. Sala não escolhe sozinha o look do dia, mas nem por isso deixamos de caprichar no visual. Tentamos sempre buscar as informações dos hábitos de nossos residentes junto aos familiares, para que possamos manter os gostos e estilos de cada um. A cuidadora Kelly faz diferentes penteados e escolhe os acessórios de acordo com a ocasião.

Beleza e bem estar 02

D. Dinah se veste todo dia para trabalhar com seus conjuntinhos, mas sem perder a vaidade. Desde que a pandemia começou e as refeições não são mais em conjunto, ela nos ajuda muito, pois é a responsável por “recolher o pedido” de cada residente. Não sai do quarto sem os óculos, os brincos e os anéis.

Beleza e bem estar 03

A hora de se arrumar é uma das mais prazerosas do dia tanto para os residentes quanto para os cuidadores, veja o caso de D. Raquel que não dispensa uma boa maquiagem. Ela se monta toda com base em pó, batom e perfume, além de pentear o cabelo. “Sempre fiz assim. Não é aqui que eu vou mudar”, conta. Todos dizem que ela é a mais cheirosa do Froien Farain.

Beleza e bem estar 04

Sabemos que os cuidados com a beleza e a manutenção de uma boa aparência pode ser terapêutico e remete a boas memórias.

E, é claro, pode resultar em elogios, e quem não gosta de receber um?

Veja algumas formas de motivar aspectos estéticos no cuidado do idoso: 

  • Providenciar o uso de roupas e sapatos novos
  • Não deixar os acessórios de lado;
  • Investir em tratamentos dentários;
  • Usar maquiagem e cosméticos (filtro solar, hidratante e outros);
  • Fazer as unhas do pé e das mãos;
  • Cuidar do cabelo;
  • Elogiá-los quanto à aparência.