fbpx

Cuidar de quem cuida

Artigos, Capacitação, Destaque

O Bem Estar entende a essencialidade do cuidar de quem cuida. 

Faz parte do nosso objetivo incentivar os profissionais do lar a trabalharem de forma dedicada, proporcionando sempre um ambiente confortável e saudável, com bom humor e atentos a cada necessidade dos residentes.

O trabalho realizado pela equipe de enfermagem e pelos cuidadores é de natureza próxima, corpo a corpo, com pessoas frágeis. As rotinas exigem muita atenção e devoção e a busca constante por atender as demandas e subjetividades dos idosos pode provocar estresse e desgaste nos profissionais, tanto físico quanto emocional.

O esgotamento psicoemocional acarreta em uma queda na produtividade e na qualidade de vida da equipe, o que pode resultar em prejuízo no padrão do atendimento oferecido aos idosos. Assim sendo, com o intuito de prevenir esta sobrecarga e a consequente redução de atenção para com o idoso, nossa psicóloga Fabíola K. Bloch’as, dedica parte de sua agenda para atuar junto a esses profissionais.

Esta diligência é realizada de três formas distintas:

– Prestando assistência afetiva: quinzenalmente, realiza rodas de conversas com os funcionários, oferecendo-lhes acolhimento e amparo aos assuntos trazidos por eles. Estas reuniões são destinadas à troca de experiência, apoio emocional e compartilhamento de soluções para questões cotidianas, de forma aberta e sem julgamentos.

– Realizando atividades educativas: zelando pela atualização de conceitos e renovação do olhar sensível às necessidades de nossos idosos, a psicóloga também oferece momentos de aprendizado através de dois grupos de palestras e apresentações, um voltado para a equipe de enfermagem e outro para os cuidadores. Nesses encontros quinzenais são revistas práticas, apresentadas teorias recentes e discutidas as melhores formas de manejo das mais variadas questões que permeiam a vida de nossos residentes.

– Proporcionando apoio emocional: através de atendimento psicológico individual, de acordo com a requisição e necessidade de cada um. O espaço e o momento reservados para abraçar as demandas individuais solidifica importante canal de comunicação e de confiança.

O oferecimento do apoio psicoemocional e um contínuo aprendizado aos profissionais do lar são valiosos aliados na prevenção de doenças psicosomáticas nos profissionais e no provimento de um atendimento de excelência aos residentes.