fbpx

Dicas de hidratação para o verão

Artigos, Destaque, Dicas do Especialista

Dias e noites de verão. Com muito sol e “ondas de calor”, a atenção com a hidratação precisa ser redobrada. O principal risco para idosos que enfrentam temperaturas muito elevadas está relacionado à desidratação.

Com o avançar da idade, o corpo retém menos líquidos, o que dificulta a manutenção da temperatura corporal e pode gerar problemas se não tratada a tempo. A desidratação pode evoluir para um quadro de exaustão, queda, derrame e acidente vascular cerebral (AVC).

Como o verão só termina em março, é importante estar atento para que até lá nenhum problema de saúde atrapalhe a rotina. Para isso, separamos 5 cuidados essenciais que precisamos ter com os idosos nesse período de calor extremo.

  1. Rever a rotina de hidratação: não espere ele sentir sede e pedir água. Mesmo desidratados, eles sentem menos sede. Nos dias mais quentes, é importante que os idosos consumam mais líquidos como água, sucos ou chás naturais para manter o organismo em pleno funcionamento.
  2. Evitar exposição direta ao sol: o recomendado é que a exposição solar (sem proteção) tenha duração máxima de 15 minutos por dia e que seja feita, de preferência, antes das 10h ou depois das 16h. É tempo suficiente para a produção da vitamina D. Também é importante usar roupas leves.
  3. Ofereça refeições leves: a alimentação pode ser uma aliada para a manutenção da hidratação corporal durante a estação. Ofereça verduras, legumes e frutas, principalmente aquelas que contêm bastante líquido. Esses alimentos ajudarão a garantir uma dose extra de líquidos no organismo.
  4. Exercícios com cautela: a atividade física é importante para que o idoso se mantenha ativo. Não deixe de movimentar por conta do calor. Ofereça líquidos durante o exercício e preocupe-se para que o ambiente esteja fresco.
  5. Tenha atenção aos sinais de desidratação: tontura, dor de cabeça, redução na quantidade de urina, lábios secos, mal-estar, cansaço, confusão mental ou irritabilidade são alguns indicativos de que o idoso pode estar desidratado e precisando de ajuda médica.

Se observar bem, todos esses cuidados são simples de serem incluídos na rotina de cuidados.

Durante algumas tardes escaldantes do Rio de Janeiro, onde o sol parece dançar sobre nossas cabeças, a equipe do Bem Estar transforma esses momentos em oportunidade de refresco e diversão.