fbpx

Dicas simples para evitar quedas em idosos

Artigos, Destaque, Dicas do Especialista

No Bem Estar, a equipe está sempre atenta à prevenção de quedas e segue protocolos para rastrear os riscos e de investigação de eventos.

As quedas de própria altura em pessoas com idade acima de 65 anos são mais comuns do que muitos imaginam. Elas são a principal causa de acidentes nessa faixa etária e responsáveis por escoriações, lesões e fraturas, que podem causar falta de mobilidade, dependência e até a morte.

O acidente pode acontecer por perda de equilíbrio postural, alterações inerentes ao processo natural do envelhecimento, doenças e ao meio ambiente.

Pensando nisso, nossa fisioterapeuta Andrea Borer ensina algumas dicas para ajudar na prevenção desse problema:

Faça tudo com calma

Não faça tudo ao mesmo tempo, pois isso gera distração e imprudência.

Não fique muito tempo parado na mesma posição

A ausência de movimentos leva ao enrijecimento da musculatura e das articulações, podendo causar dor. Levante e caminhe pela casa algumas vezes ao dia.

Escolha bem o calçado

Ficar em casa com chinelos ou pantufas diminuem a sensibilidade que chega nas plantas dos pés. O contato com o chão é muito importante para aumentar a sensibilidade nesta região levando à melhora do equilíbrio. Quando for caminhar, dê preferência a calçados firmes.

Hidrate-se

Idosos têm uma diminuição da sensação de sede. Mantenha o hábito de beber água diversas vezes ao dia. Atordoamento, tontura e sensação de fraqueza são sinais de desidratação.

Mantenha o caminho livre de obstáculos

Observe a casa, o quarto e o banheiro. Tudo que fica no caminho deve ser retirado. Tapetes, muitos móveis e objetos, pequenos desníveis de um cômodo para outro, além de objetos jogados e pisos muito lisos podem se tornar verdadeiras armadilhas para os idosos.

Tenha cuidado redobrado à noite

Idosos vão mais vezes ao banheiro durante a noite, quando estão sonolentos. Mantenha uma luz acesa e procure levantar e andar com calma e atenção.

Idosos muito ativos

Atividades feitas em casa, como subir em bancos e escadas, podem ser um problema. Pense antes se está seguro para fazer a atividade sem correr risco e tenha bastante atenção.

Faça exercícios físicos

Exercício é movimento, é vida. Mantém o corpo ativo. Lembre-se principalmente das pequenas articulações: pés, mãos, cervical… Quanto melhor o movimento, mais independência.