O hábito da leitura, além de nos entreter e nos ensinar, também é excelente para manter nossa mente sempre ativa.
Geralmente quando vemos ou ouvimos falar de alguma campanha relacionada à leitura, percebemos que são mais direcionadas a jovens ou crianças que estão começando a ampliar o conhecimento e encontram, no interior de cada página, um universo totalmente novo, capaz de estimular a mente humana e nos levar a lugares, até então, inimagináveis.
Mas saiba que a rotina da leitura é extremamente benéfica a todas as idades. Aqui no Bem Estar, por exemplo, incentivamos nossos moradores a lerem sempre. D. Dinah nos contou em recente entrevista no nosso blog que ela sempre recebe um livro da Andrea, nossa fisioterapeuta, e assim que acaba de ler vai logo repassando às amigas do lar como em um “círculo do livro”.
Muitos estudos comprovam que mesmo com mais idade nunca perdemos a capacidade de criar novos neurônios. Dessa forma, a leitura diminui os efeitos do envelhecimento e ajuda na prevenção de doenças degenerativas do corpo e da mente, como o Alzheimer, por exemplo.
Listamos abaixo mais alguns benefícios que uma boa leitura pode nos proporcionar:
Ativar a memória:
A leitura mantém nossas sinapses cerebrais (conexão entre os neurônios) sempre ativas, sendo uma forte aliada no combate à perda de memória. Toda vez que lemos, devemos gravar o nome das personagens, os eventos ocorridos, seus perfis de personalidade. Isso tudo fortalece e estimula a memória.
Estimular a criatividade:
Como falado anteriormente, somos levados a lugares inimagináveis. Assim, estimulamos nossa criatividade e vivemos momentos de puro prazer. Ao contrário de um filme ou de uma série, que são repletos de efeitos visuais e sonoros, a leitura pode levar o idoso para um cenário que ainda não existe e até reviver momentos, resultado de pura imaginação e baseado em suas próprias experiências pessoais.
Reduzir o estresse e eleva a autoestima:
Assim que somos transportados a este novo mundo, esquecemos das preocupações imediatas do dia a dia, reduzindo o estresse. Sem contar que a leitura também pode nos despertar sensações físicas, mesmo que estejamos sentados. Isso porque, se estivermos lendo uma narrativa sobre corrida, por exemplo, a região específica do cérebro responsável por esse movimento físico é ativada.
A dificuldade em andar e outras limitações físicas conseguem ser emocionalmente esquecidas temporariamente pelo próprio idoso por meio da leitura. Em consequência disso, pode ser restabelecida a autoestima e controlados os sintomas depressivos.
Ampliar a compreensão do mundo:
O hábito de ler nos permite conhecer o mundo inteiro sem sair de casa. Conseguimos ampliar nossos conhecimentos sobre as novas tecnologias ou outros assuntos de interesse em geral, já que novas culturas e costumes são retratados em romances, biografias ou livros de contos.
Enriquecer o vocabulário:
Toda vez que lemos, acabamos nos deparando com novas palavras ou expressões. É bastante interessante tomar nota ou marcarmos e posteriormente procurarmos por esses significados. Isso pode ser muito útil para aumentar a competência de comunicação e de relacionamento interpessoal.
Crie você também o hábito da leitura! Além de ampliar o conhecimento e fazer bem aos neurônios, ainda estimula a relação interpessoal. Você vai poder contar a história aos outros e ainda vão poder conversar sobre o que leram. E hoje, com a tecnologia, isso se tornou ainda mais fácil. Peça ajuda a alguém para manusear um celular ou um tablet e busque muito conteúdo que possa lhe interessar. Só vai te fazer bem!