fbpx

Muito além da nutrição… carinho e cuidados na alimentação

Artigos, Destaque

A equipe de nutrição é composta por nutricionista, cozinheiros, auxiliares de cozinha e copeiras para que a alimentação seja fornecida 24 horas por dia. Eles recebem treinamento periódico para adequação da produção de alimentos conforme as normas higiênico-sanitárias em todas as etapas do processo de produção de refeições: compras, seleção, pré-preparo, preparo e a produção de alimentos conforme o preceito judaico. A nutricionista Fernanda Marques explica abaixo um pouco sobre esse dia a dia.

Quando um alimento é produzido respeitando as leis dietéticas (Kashrut), ele é denominado Kosher.  Mas, na prática, o que isso significa?

As dependências (cozinha, copas, refeitório e estoque), os equipamentos, utensílios e insumos respeitam tais normas, por isso temos panelas, pratos, talheres, pia, fogão, forno, liquidificador, batedeira, distintas para o preparo de alimentos a base de leite e de carne. Na produção e distribuição de alimentos fornecidos pela casa, as carnes não são preparadas, servidas ou consumidas com leite ou seus derivados. Mesmo seguindo corretamente o Kashrut, podemos preparar diversas comidas de outras tradições, por isso, em nosso cardápio, você encontra preparações como, por exemplo, moqueca de peixe e arroz doce (típico da culinária brasileira), Yakisoba (típico da culinária chinesa), Kibe (prato típico do oriente médio), mas também Klops e Borchst (bolo de carne e sopa de beterraba, respectivamente, típicos da culinária judaica), dentre outros.

Na admissão, é realizada uma entrevista com a nutricionista, onde, durante uma boa conversa, é possível identificar juntamente com o morador e seus familiares, os hábitos e preferências alimentares e, posteriormente, são realizadas as avaliações física, da aceitação alimentar e antropométrica (medidas corporais) para realização do diagnóstico nutricional. Todo esse processo é essencial para que o plano de cuidado do idoso seja completo e promissor.

É alta a prevalência de idosos que necessitam de adaptação de dietas devido a dificuldades de mastigar e engolir causadas por alguma doença ou devido a alterações inerentes ao envelhecimento. Por isso, nosso cardápio, além de variado, é elaborado mensalmente, respeitando as clássicas leis de Pedro Escudero (Lei da Quantidade; Lei da Qualidade, Lei da Harmonia e Lei da Adequação), de forma a entregar seis refeições diárias, nutricionalmente adequadas e com quatro diferentes consistências alimentares adaptadas para diferentes níveis de disfagia (dificuldade de deglutir), seguindo o padrão do IDSSI, uma iniciativa de padronização de dietas a nível internacional.

Nós fazemos também o possível para adequarmos às preferências do morador dentro de nosso cardápio e rotinas, sempre respeitando sua individualidade e história. Todo dia 29 do mês, por exemplo, temos o Nhoque da Fortuna, típico da tradição italiana, onde é servido Nhoque à Bolonhesa acompanhado de uma nota (falsa) de um dólar.

Mesmo assim é possível que tenha alguma receita especial que faz parte do imaginário, da história e aquece o coração do residente que não seja possível reproduzir no Bem Estar, seja por não ser Kasher ou por faltar aquele tempero especial, mas isso não é problema. O familiar pode trazer essa comida/refeição ou pode ser realizado um pedido via delivery no seu restaurante favorito.

A sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente não ficam esquecidas. Lançado aqui no Brasil em outubro de 2019, o movimento “A Segunda sem Carne”, que atualmente é considerado o maior do mundo, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta. Aqui no Bem Estar, uma vez por semana temos nosso dia sem carnes. Substituímos a proteína animal pela vegetal. Não é necessariamente em uma segunda-feira, mas seguimos esse princípio sempre variando as preparações para fazermos nossa parte. O planeta agradece.