fbpx

O Poder do Desenho em um Lar de Idosos

Artigos, Destaque

À medida que envelhecemos, é fundamental cuidar não apenas da nossa saúde física, mas também da nossa saúde mental e emocional. No Bem Estar – Lar Israelita de Cuidado ao Idoso, reconhecemos o quão importante é proporcionar atividades que abracem esses aspectos. Nos encontros semanais de arteterapia, o desenho surge como técnica para desenvolver olhares e expressões de maneira intuitiva, perceptiva ou imaginativa.

Desenhar, pintar e colorir são atividades prazerosas e que precisam de poucos recursos. Elas permitem que as pessoas se expressem de maneira criativa e autêntica, tendo oportunidade de explorar suas emoções, experiências e memórias de uma forma não verbal – ou que ajudam a verbalizar -, encontrando um caminho de expressão para os seus sentimentos.

Além de promover conforto e bem-estar, também trazem benefícios significativos para a cognição. O envolvimento regular em atividades artísticas pode beneficiar as funções cerebrais e aprimorar a memória, a atenção e a capacidade de resolver problemas. Esses estímulos são relevantes para os idosos, pois ajudam a retardar o declínio cognitivo que, por vezes, surge no envelhecimento.

Através da prática do desenho, conseguimos movimentar uma parte do corpo que não é muito utilizada nas tarefas do dia-dia. O hemisfério direito do cérebro mais desenvolvido ajuda na criatividade e a ter mais facilidade de aceitar as diferenças.

Nas sessões semanais com a arteterapeuta Célia Benchimol, os moradores têm a oportunidade de soltar a imaginação com tintas, pincéis, colagens, lápis-de-cor e muito mais. Mas a oportunidade de pintar e desenhar é possível para além deste espaço formal. Vejam este registro feito no nosso jardim, aproveitando uma manhã livre para dar asas à criatividade.

Aqui, no Bem Estar – Lar Israelita de Cuidado ao Idoso, nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e cheio de estímulos para os nossos moradores.