fbpx

Quem cuida da mente cuida da vida!

Artigos, Destaque, Dicas do Especialista

Janeiro é o mês em que depositamos nossas esperanças por notícias melhores e mudanças positivas. É, portanto, um período que carrega o peso dos sonhos e dos objetivos. Talvez por esse motivo, em 2014, o Ministério da Saúde elegeu o primeiro mês do ano para jogar luz nas questões relacionadas à saúde mental e lançou a campanha “Janeiro Branco”, que tem por objetivo trazer a atenção de todos à saúde emocional e psíquica.

A saúde mental está diretamente relacionada à qualidade de vida. É o nosso bem-estar e como, segundo a OMS, reagimos às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmonizamos as ideias e as emoções.

Na abordagem com os idosos, devemos estar sempre atentos às necessidades e anseios deste grupo populacional, pois sabemos que vivenciam perdas importantes, como necessidade de mudança de casa e perda de seu papel na sociedade e como líderes ou provedores em suas famílias.

Por isso, é preciso estar alerta a sinais e sintomas que indiquem problemas mentais e trabalhar junto com eles as ressignificações, que abrem portas e possibilitam uma melhor relação com os acontecimentos da vida e das novas realidades.

No Lar Bem Estar, realiza-se um trabalho constante com os idosos, a fim de proporcionar ou possibilitar o contato dos moradores com as suas emoções de forma mais positiva, seja através de atividades em grupo, atendimentos individualizados ou ainda com atividades que favoreçam a socialização.

Pensando nos cuidados com a saúde mental dos idosos, oferecemos também atividades voltadas para a preservação e estímulo das habilidades cognitivas como a atenção, a linguagem, a memória e praxias.

São exercícios elaborados com carinho e bastante capricho pela equipe interdisciplinar do Lar, que inclui fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, arteterapeuta, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, musicoterapeuta, assistente social, geriatras, cuidadores e enfermeiros. Todos muito comprometidos com o bem-estar dos nossos residentes.

A saúde emocional e psíquica é a base para uma vida com qualidade e deve ser considerada, atendida e refletida em qualquer idade.
Não basta viver muito, é preciso viver bem!

Aproveitamos para incentivar a todos a cuidar de si e dos seus próximos, com o mesmo carinho e atenção com que cuidamos de nossos residentes. Janeiro Branco é a sugestão para que todos firmem um compromisso consigo e com o seu bem-estar.

Janeiro Branco