fbpx

SOZINHO NO PÓS-OPERATÓRIO?

Artigos, Destaque

Categorias

Receber Novidades

    O pós-operatório costuma marcar os pacientes de inúmeras formas.

    Por conta do procedimento cirúrgico, o sistema imunológico fica mais vulnerável e o corpo todo pode sofrer com consequências indesejadas. Sem as devidas precauções, esse momento pode ser um verdadeiro tormento.

    Por isso, os que estão prestes a encarar uma cirurgia começam a se deparar com uma grande dúvida: como ficam os pacientes que precisam atravessar por esse período sozinhos?

    Calma! Nós garantimos: você consegue se sair bem se cumprir alguns pequenos — mas importantes — passos. Quer descobrir quais são?

    4 dicas valiosas para você se cuidar sozinho no pós-operatório

    Antes de tudo, é importante entender que o pós-operatório é um tempo de limitações físicas. Questões diárias que parecem banais podem ser muito difíceis de se realizar enquanto o corpo se recupera de um processo tão importante quanto uma cirurgia. Por isso, vamos direto a nossa primeira dica:

    #Os primeiros dias são complicados (mas eles passam)

    As dificuldades enfrentadas nos primeiros dias após uma cirurgia costumam ser os piores para os pacientes. Seja qual for o procedimento, é neste momento que seu corpo se encontra mais fraco.
    Portanto, é normal que algumas coisas pareçam muito mais difíceis de realizar que antes, como uma simples ida ao banheiro, mas é crucial manter em mente que essa situação logo vai passar.

    A dica parece um pouco óbvia? É por que muitas vezes os pacientes se deixam dominar pela frustração e acabam precipitando suas ações, exigindo demais do corpo nos movimentos e, às vezes, piorando sua própria situação.

    Então, é bom ficar bem atento e saber que esse momento é essencial para uma recuperação completa do seu corpo e a restauração da sua saúde.

    #Cuide da sua alimentação e procure prepará-la antes da cirurgia

    A alimentação é uma grande aliada da sua recuperação — se conduzida da maneira certa, equilibrada e recomendada. Lembra da dica anterior, onde pontuamos a importância que os primeiros dias de pós-operatório têm em sua recuperação?

    Junte a essa equação a sua alimentação.

    Converse com seu médico, esclareça bem suas dúvidas quanto ao que você pode e não pode ingerir no período de recuperação. Algumas cirurgias são extremamente restritivas a alguns alimentos, como a bariátrica, portanto é bom ficar de olho.

    Uma possibilidade bem bacana é, se você se souber de antemão qual a dieta a ser exercida, preparar suas refeições antes da cirurgia. Assim, jstamente nesses primeiros dias difíceis de pós-operatório, seu trabalho será muito reduzido — e sua alimentação será a ideal!
    .
    #Organize o local onde você vai repousar

    Uma das características de grande parte dos pós-operatórios é o tempo em que o paciente fica em um cômodo. Seja deitado ou sentado, o repouso é uma das bases da boa recuperação, então, quanto menos você exigir do corpo, melhor!

    Por isso, fique atento ao cômodo onde você pretende passar esse tempo. Organizá-lo a fim de deixar as coisas básicas próximas da sua cama pode ser vital para poupar suas energias. O mesmo vale para sua casa. Prepará-la, facilitando o alcance a utensílios que normalmente ficam no alto ou embaixo, pode quebrar um baita galho!

    #Garanta bastante travesseiros

    Oras, se muito do seu tempo de pós-operatório se passa numa cama, é claro que os travesseiros são muito importantes! E, para garantir, é bom ter muitos deles à disposição.

    Eles o ajudarão a auxiliar no processo de repouso, garantindo posições mais confortáveis e favoráveis a sua cura. Por exemplo, se você quer ficar de lado, é bom deixar um travesseiro entre as pernas para manter o corpo alinhado.

    #O processo parece pesado? Considere um centro de recuperação!

    Finalmente, chegamos no grande dilema de todo processo pós-operatório: mas, e se mesmo com todas essas dicas, você achar (ou saber) que não vai dar conta sozinho?

    Bom, para isso, também há uma alternativa: os centros de recuperação. Em suma, são lugares especializados em cuidar de pacientes que estão em processo de reabilitação clínica durante o período do pós-operatório. Com infraestrutura apropriada e equipe técnica completa, com médicos, enfermeiros e cuidadores, os centros de recuperação podem servir mais do que apenas ajuda, mas um fator para sua recuperação.

    E então, viu como é possível se cuidar sozinho no seu pós-operatório? Tomando cuidados antecipados, você pode garantir um período de puro descanso e máxima recuperação!

    Caso tenha se interessado em conhecer como funciona um centro de recuperação, convidamos você a conhecer a unidade do Froien Farain. .
    O Centro de Recuperação do Froien Farain visa garantir uma assistência especializada às pessoas que precisam de internação por um tempo pré-determinado. São, em geral, pacientes em período pós-operatório ou que estejam se reabilitando de doenças clínicas que exijam cuidados especiais e atenção permanente.

    O atendimento é realizado pela equipe técnica da Casa Geriátrica, composta por médico, enfermeiras, cuidadoras e equipe multidisciplinar.

    Ligue-nos no (21) 2254-8295, mande um e-mail para contato@froienfarain.org.com e agende uma visita.

    Conheça a história da família de David Zylbersztajn, que utiliza os serviços do Centro de Recuperação do Froien Farain.